Benefícios
Conheça algumas razões para reconhecer a sua cidadania italiana, trazendo novas e melhores oportunidades para você e para sua família, incluindo as futuras gerações.
Resgatar suas origens
Além de conhecer melhor a história dos seus antepassados e reunir a família pelo objetivo de reconhecer a cidadania italiana, também são fortalecidos os laços afetivos com a Itália - seja pelo turismo, seja conhecendo mais sua história e cultura, seja estudando seu idioma. E, principalmente, ao descobrir e visitar a região onde viveram seus antepassados antes de partirem rumo ao Brasil, para uma nova vida.
Uma vez reconhecida, sua cidadania italiana é transmitida para seus filhos e para suas futuras gerações de forma facilitada, por serem descendentes diretos de cidadãos italianos.
Viva e ofereça essas oportunidades para sua família!
Tornar-se um cidadão global
Em 2021, o passaporte italiano ocupa a 3ª posição no “Passport Index”, ranking global que avalia critérios como mobilidade, necessidade ou dispensa de visto para entrada em outros países e alcance mundial.
O passaporte italiano pode facilitar muitos projetos pessoais e familiares, como turismo, estudos, trabalho, investimento ou moradia no exterior. Além do trânsito livre na Itália e em todos os países da União Europeia, facilita o trânsito pelos países membros do espaço de Schengen. O cidadão italiano também tem a facilidade de viajar sem visto para os Estados Unidos, Canadá e Japão. Além da ausência de visto, os cidadãos italianos podem trabalhar legalmente na Austrália e na Nova Zelândia.
Obs: Devido às questões de saúde pública relacionadas ao COVID-19, a entrada de estrangeiros sofreu restrições temporárias em diversos países e vem se normalizando com o passar do tempo. Consulte o site "Viaggiare Sicuri Informatevi" (http://www.viaggiaresicuri.it/), canal oficial do Ministério de Relações Exteriores da Itália, que traz informações em tempo real sobre os destinos e suas restrições, entre outras recomendações para os cidadãos italianos.
Viver, trabalhar e estudar na Itália
A Itália é um dos países com a história e cultura mais rica do mundo, e também um dos países com maior IDH da Europa. Existem diversos benefícios e privilégios garantidos aos cidadãos italianos, entre eles:
• Acesso gratuito ao Sistema Nacional de Saúde (SSN – Servizio Sanitario Nazionale), que está entre os 10 melhores serviços de saúde do mundo;
• Acesso gratuito ao Sistema de Ensino Público, seja para educação infantil (2,5 a 5 anos), primária (5 a 10 anos), secundária (10 a 18 anos) ou superior (18 a 23 anos). Além disso, há a possibilidade de se candidatar a bolsas de estudo em colégios e universidades particulares;
• Acesso à aposentadoria por tempo de contribuição ou idade na Itália (para residentes ou cidadãos que trabalharam em território italiano). Existe um acordo previdenciário entre o Brasil e a Itália que permite a utilização do tempo de contribuição acumulado via INSS no Brasil;
• Acesso a concursos públicos italianos (nos comunes, províncias e regiões).
Viver, trabalhar e estudar na Europa
A cidadania italiana também abre as portas para todos os 26 países da União Europeia – entre eles Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Portugal e Suécia.
Algumas vantagens para cidadãos italianos na União Europeia:
• Agilidade nos processos burocráticos e alfandegários;
• Permissão para moradia, trabalho ou estudo, sem restrições de tempo de permanência e sem as exigências feitas a estrangeiros, como apresentar comprovantes de passagens aéreas e hospedagem, comprovar condições financeiras de se manter durante a viagem e contratar um seguro viagem obrigatório;
• Acesso gratuito ao Sistema de Saúde Público nos países membros da União Europeia;
• Acesso às melhores instituições de ensino do mundo, com preço reduzido para os cidadãos europeus.
Os cidadãos italianos também tem trânsito facilitado nos países membros do espaço de Schengen – que inclui Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido, entre outros.
Facilitar o turismo, trabalho e emigração para outros países
Os cidadãos italianos tem privilégios em alguns dos destinos mais buscados do mundo.
Alguns países que não exigem visto de cidadãos italianos para fins de turismo:
• Estados Unidos: possibilita uma permanência de até 90 dias, apresentando somente a autorização eletrônica ESTA, preenchida com antecedência mínimo de 72 horas para a viagem e tendo validade de 2 anos.
• Canadá: permanência de até 180 dias, apresentando a autorização eletrônica ETA;
• Japão: permanência de até 90 dias, somente com a apresentação do passaporte italiano;
• Austrália e Nova Zelândia: Além de não exigirem visto, oferecem um processo simplificado para visto de trabalho - através do Working Holiday Visa, para cidadãos italianos de 18 a 30 anos, que podem viajar e trabalhar legalmente.
Para fins de emigração para os EUA (com visto de investimento E-2): Os cidadãos italianos tem uma exigência menor de investimento para emigrarem para os EUA, através da criação de negócios em território americano - utilizando o visto E2, que tem validade de 5 anos e pode ser prorrogado indefinidamente enquanto existir o negócio/empresa que possibilitou o visto.
Estes são apenas alguns exemplos de oportunidades. Expanda seus horizontes e realize seus sonhos!