Benefícios

Conheça algumas razões para reconhecer a sua cidadania italiana, trazendo novas e melhores oportunidades para você e para sua família, incluindo as futuras gerações.

Resgatar suas origens


Além de conhecer melhor a história dos seus antepassados e reunir a família pelo objetivo de reconhecer a cidadania italiana, também são fortalecidos os laços afetivos com a Itália - seja pelo turismo, seja conhecendo mais sua história e cultura, seja estudando seu idioma. E, principalmente, ao descobrir e visitar a região onde viveram seus antepassados antes de partirem rumo ao Brasil, para uma nova vida.
Uma vez reconhecida, sua cidadania italiana é transmitida para seus filhos e para suas futuras gerações de forma facilitada, por serem descendentes diretos de cidadãos italianos.

Viva e ofereça essas oportunidades para sua família!

Tornar-se um cidadão global


Em 2021, o passaporte italiano ocupa a 3ª posição no “Passport Index”, ranking global que avalia critérios como mobilidade, necessidade ou dispensa de visto para entrada em outros países e alcance mundial.
O passaporte italiano pode facilitar muitos projetos pessoais e familiares, como turismo, estudos, trabalho, investimento ou moradia no exterior. Além do trânsito livre na Itália e em todos os países da União Europeia, facilita o trânsito pelos países membros do espaço de Schengen. O cidadão italiano também tem a facilidade de viajar sem visto para os Estados Unidos, Canadá e Japão. Além da ausência de visto, os cidadãos italianos podem trabalhar legalmente na Austrália e na Nova Zelândia.

Obs: Devido às questões de saúde pública relacionadas ao COVID-19, a entrada de estrangeiros sofreu restrições temporárias em diversos países e vem se normalizando com o passar do tempo. Consulte o site "Viaggiare Sicuri Informatevi" (http://www.viaggiaresicuri.it/), canal oficial do Ministério de Relações Exteriores da Itália, que traz informações em tempo real sobre os destinos e suas restrições, entre outras recomendações para os cidadãos italianos.

Viver, trabalhar e estudar na Itália


A Itália é um dos países com a história e cultura mais rica do mundo, e também um dos países com maior IDH da Europa. Existem diversos benefícios e privilégios garantidos aos cidadãos italianos, entre eles:
• Acesso gratuito ao Sistema Nacional de Saúde (SSN – Servizio Sanitario Nazionale), que está entre os 10 melhores serviços de saúde do mundo;
• Acesso gratuito ao Sistema de Ensino Público, seja para educação infantil (2,5 a 5 anos), primária (5 a 10 anos), secundária (10 a 18 anos) ou superior (18 a 23 anos). Além disso, há a possibilidade de se candidatar a bolsas de estudo em colégios e universidades particulares;
• Acesso à aposentadoria por tempo de contribuição ou idade na Itália (para residentes ou cidadãos que trabalharam em território italiano). Existe um acordo previdenciário entre o Brasil e a Itália que permite a utilização do tempo de contribuição acumulado via INSS no Brasil;
• Acesso a concursos públicos italianos (nos comunes, províncias e regiões).

Viver, trabalhar e estudar na Europa


A cidadania italiana também abre as portas para todos os 26 países da União Europeia – entre eles Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Portugal e Suécia.
Algumas vantagens para cidadãos italianos na União Europeia:
• Agilidade nos processos burocráticos e alfandegários;
• Permissão para moradia, trabalho ou estudo, sem restrições de tempo de permanência e sem as exigências feitas a estrangeiros, como apresentar comprovantes de passagens aéreas e hospedagem, comprovar condições financeiras de se manter durante a viagem e contratar um seguro viagem obrigatório;
• Acesso gratuito ao Sistema de Saúde Público nos países membros da União Europeia;
• Acesso às melhores instituições de ensino do mundo, com preço reduzido para os cidadãos europeus.

Os cidadãos italianos também tem trânsito  facilitado nos países membros do espaço de Schengen – que inclui Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido, entre outros.

Facilitar o turismotrabalho emigração para outros países


Os cidadãos italianos tem privilégios em alguns dos destinos mais buscados do mundo. 

Alguns países que não exigem visto de cidadãos italianos para fins de turismo:
• Estados Unidos: possibilita uma permanência de até 90 dias, apresentando somente a autorização eletrônica ESTA, preenchida com antecedência mínimo de 72 horas para a viagem e tendo validade de 2 anos.
• Canadá: permanência de até 180 dias, apresentando a autorização eletrônica ETA;
• Japão: permanência de até 90 dias, somente com a apresentação do passaporte italiano;
• Austrália e Nova Zelândia: Além de não exigirem visto, oferecem um processo simplificado para visto de trabalho - através do Working Holiday Visa, para cidadãos italianos de 18 a 30 anos, que podem viajar e trabalhar legalmente.

Para fins de emigração para os EUA (com visto de investimento E-2): Os cidadãos italianos tem uma exigência menor de investimento para emigrarem para os EUA, através da criação de negócios em território americano - utilizando o visto E2, que tem validade de 5 anos e pode ser prorrogado indefinidamente enquanto existir o negócio/empresa que possibilitou o visto.

Estes são apenas alguns exemplos de oportunidades. Expanda seus horizontes e realize seus sonhos!

Faraglioni, Capri

Obtenha todos estes benefícios sendo cidadão italiano!

Contate-nos sem compromisso, clique abaixo para avaliarmos as particularidades do seu caso e elaborarmos um plano de ação para o reconhecimento da sua cidadania italiana.

WhatsApp